Presente de aniversário Ou não..
Davi
Parabéns pelos 18 anos, pela maioridade, inteligência, capacidade de interação social fora de casa, por ter concluído o Ensino básico e pela experiência de vida, lugares, pessoas, que você já tem. Parabéns também pela alegria, pela capacidade de humor e por conviver relativamente bem em sala de aula. Você também mostrou inclinação pelo cultivo do espiritual quando buscou conviver com pessoas evangélicas e com os rituais dessas religiões. Isso tudo mostra que você pode ter um futuro brilhante, ser uma pessoa bem capaz de conquistar bem-estar social com relacionamentos interessantes, sem perder a relação com o divino e com a vida rica em espiritualidade. Já teve experiência com o mercado de trabalho e percebeu que o mesmo é muito doloroso para quem tem pouco estudo e pouca experiência. Tem boa experiência com o mundo da Informática, embora não esteja usando-o bem para seu crescimento como futuro adulto que tem que asssumir bem o mercado de trabalho para manter bom padrão de vida, sendo respeitado socialmente e podendo desfrutar de vida confortável com lazer qualificado que garanta vida saudável.
Maioridade significa independência. Independência significa maior liberdade que representa alegria e preocupação. Porque a pessoa de maior responde pela própria vida diante da sociedade. Por enquanto, sua maioridade, me desculpe a franqueza, é muito fraca. Ela só será forte quando você conseguir um trabalho que lhe garanta moradia, alimentação, saúde, lazer e outras coisas mais.Depender de família é realmente chato... de colega pode ser também. Até o presente você tem tido as experiências mais fáceis com os colegas que parecem e podem ser amigos. A experência de conviver no mesmo teto carregando nossas virtudes e defeitos mais as virtudes e defeitos dos colegas, pode ser interessante e pode ter também momentos de tédio e sofrimento.
Reconheço que nossa pedagogia relacional com você não foi a melhor: fomos chatos, usamos a pressão... No entanto fomos claros, francos e leais. Pensamos e lutamos pera conseguir o melhor para você e seus irmãos. Faltou-nos mais paciência, maior presença, traçar metas e exigir sua realização com mais tática e equilíbrio adequado. O Fato é que você chega à maioridade com muito senso de defender seus direitos. Aí você é 10. Você sempre fez prevalecer em 95 % sua vontade, sua imposição, seus caprichos. Com relação aos deveres creio não ser pessimista, quando penso que você merece a nota 1,5. Comecei a trabalhar pesado aos 8 anos de idade, de domingo a domingo, para ajudar meus pais a criar e educar meus irmãos mais novos: roça, fazer cerca, limpar barreiro, providenciar ração para o gado, ccarregar água às costas... Você chega aos 18 sem ajudar sua família, fazendo da casa uma pensão onde não tem despesa nem compromisso. Sua mãe teve vida mais sofrida que a minha porque as condições financeiras de sua família eram bem mais precárias.... Queira você ou não aí estão suas raízes e não é fácil sobreviver bem sem isso. E agora Davi, você vai continuar nos tratando como pais otários e chatos que a qualquer momento você pode largar pra lá como se faz com roupa fora de moda? ...Precisamos conversar e ver a possibilidade de traçar metas e que cada uma das partes usufrua direitos e cumpra seus mdeveres. Somos maiores: direitos e deveres iguais, respeito às regras da boa convivência... Felicidades!
Luiz Torres.

Nenhum comentário:
Postar um comentário